Donald Trump vai autorizar operações para deportar milhões de imigrantes ilegais já no primeiro dia de mandato. Mais de 200 mil brasileiros estão na lista.
O republicano repetiu várias vezes que vai deportar imigrantes ilegais em massa. Na fronteira com o México, são milhares de latinos acampados tentando entrar nos Estados Unidos antes que a fronteira se feche.
Para cuidar desse assunto, cerca de 20 pessoas já foram nomeadas por Trump para o gabinete de transição.
Há uma região considerada "latina" em Washington, onde muitos imigrantes encontram trabalho. Em todo o país, são mais de 11 milhões de pessoas sem documentos.
Eles estão produzindo, gerando negócios e pagando impostos, por isso, esperam não ser deportados sem uma chance de regularizar a documentação. Além disso, muitos tem filhos nascidos nos EUA, portanto, cidadãos americanos.
Em um pequeno condado no sul do Texas, por exemplo, 97% da população é de origem latina. Há mais de 100 anos, um republicano não vencia na região. Trump quebrou a tradição.
Na economia, outra promessa de Trump: ele deve fazer um corte de impostos maior do que no primeiro mandato, podendo zerar a taxação dos benefícios sociais e até das gorjetas. Além disso, o republicano deve aumentar os impostos de importação para beneficiar a indústria americana.
Produtos chineses, por exemplo, podem ser taxados em até 60% caso a promessa se cumpra. Economistas temem que a falta de concorrência eleve a inflação.
Qual é o papel de Elon Musk no governo Trump?
O bilionário da rede X, SpaceX e da Tesla despejou quase R$ 700 milhões na campanha de Trump. Em contrapartida, ficou R$ 90 bilhões mais ricos com a disparada das ações após a vitória do republicano.
No palco da vitória, Trump rasgou elogios apoiador. Depois das declarações, é possível que o bilionário tenha uma cadeira na Casa Branca.