Reconhecendo o trabalho e o crescimento que trazem para Mato Grosso do Sul, a Assembleia Legislativa outorgou o TĂtulo de Cidadão Sul-mato-grossense e entregou a Comenda do Mérito Legislativo a 87 pessoas na noite de ontem, 31, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. No evento, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) homenageou oito personalidades que fazem mais por Mato Grosso do Sul.
A honraria é oferecida a personalidades dos mais diversos setores pelos relevantes serviços prestados e por sua contribuição de forma destacada para o desenvolvimento e projeção do Estado. Hashioka entregou Comenda do Mérito ao CEO da IndĂșstria VIPOSA Adriano Henrique Resende de Freitas, ao advogado e proprietĂĄrio rural Alberto Leonel de Paula e Manna e ao empresĂĄrio, corretor de imóveis e vice-presidente cultural NIPO CG Claudio Sussumo Oikawa.
Para Hashioka, a premiação entregue pela Assembleia é uma forma de agradecer essas pessoas por seu trabalho em favor do desenvolvimento do Estado. "É um privilégio e uma alegria conceder essas honrarias a cidadãos tão proeminentes, que escolheram investir no crescimento de nosso Estado e adotaram o Mato Grosso do Sul como seu", apontou o parlamentar.
A ex-deputada Dione Hashioka esteve presente no evento, que contou com a apresentação de Gabriel Sater, que encerrou a noite de festa.
CurrĂculo dos Homenageados:
Nascido em Nova Andradina, Adriano Henrique Resende de Freitas é Administrador de Empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial pela respeitada Fundação GetĂșlio Vargas, e tem uma trajetória marcada pela liderança visionĂĄria e pela dedicação incondicional à indĂșstria do couro, uma das mais nobres e desafiadoras do setor produtivo de Mato Grosso do Sul.
Natural de Campina Verde (MG), Alberto Leonel de Paula e Manna é advogado, produtor rural e auditor aposentado do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, onde também exerceu a função de Conselheiro Substituto, prestando relevantes serviços ao Estado.
Campo-grandense, Claudio Sussumo Oikawa é empresĂĄrio, corretor de imóveis e vice-presidente cultural da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande. Foi diretor financeiro da Associação Cultural das Nações Amigas, que abrange as sete colônias (japonesa, Libanesa, Paraguaia, Portuguesa, Italiana, Espanhola e Boliviana), que ajudaram no desenvolvimento da capital.
Nascido em Santo AnastĂĄcio (SP), Dr. Airton MĂĄrio Fróes de Moraes reside em Nova Andradina desde 1988. Iniciou seus atendimentos na Santa Casa de Misericórdia, hoje Cassems, ocupando o cargo de SecretĂĄrio de SaĂșde na década de 1990. Ao longo de sua trajetória, consolidou-se como um dos mais respeitados médicos de Mato Grosso do Sul, sempre oferecendo um serviço médico de excelĂȘncia e integridade.
Luiz Alexandre Gomes da Silva nasceu na cidade paulista de Bauru. Assessor especial da Secretaria de Justiça e Segurança PĂșblica de Mato Grosso do Sul (Sejusp), é docente na Universidade Corporativa da PolĂcia RodoviĂĄria Federal e foi membro titular do Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul.
Diretora Social da APAE de Nova Andradina, Ida Merces do Nascimento nasceu em Loanda, no ParanĂĄ. Graduada em Administração de Empresas, foi conselheira titular do Conselho Municipal de SaĂșde de Nova Andradina, coordenadora das famĂlias Apaeanas de Mato Grosso do Sul e coordenadora geral de equoterapia da parceria APAE e 8Âș Batalhão da PolĂcia Militar.
Professora aposentada, nascida em Santos, no litoral paulista, Laurecy Correia Tomazinho, foi professora de escola rural, chefe do NĂșcleo de Educação na AgĂȘncia Regional de Educação de Nova Andradina, secretĂĄria municipal de educação da Prefeitura de Nova Andradina, vereadora por dois mandatos e coautora do livro de estudos sociais "O municĂpio de Nova Andradina".
Natural do Sergipe, no Nordeste brasileiro, Antônio Flor do Vale veio para Mato Grosso do Sul em 1969 para a cidade de Taquarussu e, mais tarde, estabeleceu-se em Nova Andradina, onde instalou seu comércio no ramo alimentĂcio. Produtor agrĂcola, pecuarista e empresĂĄrio, começou como boia-fria e, hoje, é um exemplo de vida, lutas e sucesso para a população sul-mato-grossense.