DOF registra aumento de 80% nas apreensões de drogas

No primeiro semestre do ano passado foram 37 mil quilos e em igual perĂ­odo de 2024 o volume aumentou para 67 mil quilos

Por Redação em 03/07/2024 às 13:36:07
No começo mês passado, carga milionária de maconha foi apreendida pelo DOF no município de Amambai

No começo mês passado, carga milionária de maconha foi apreendida pelo DOF no município de Amambai

O primeiro semestre de 2024 foi marcado por aumento expressivo no combate ao trĂĄfico de drogas na fronteira em Mato Grosso do Sul. De acordo com o balanço operacional divulgado hoje (03) pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF), o 1Âș semestre deste ano registrou um aumento de 80% de apreensões de drogas comparado ao mesmo perĂ­odo em 2023.

Nos primeiros seis meses do ano passado foram iterceptadas 37 toneladas de drogas, sendo a grande parte de maconha (cerca de cem quilos de cocaĂ­na). Neste ano, em igual perĂ­odo, o volume saltu para 67 mil quilos. O DOF não distinguiu o volume de cocaĂ­na e o de maconha.

Além disso, de acordo com o levantamento, o nĂșmero de pessoas presas ultrapassa a quantidade total de todo o ano passado. Durante os primeiros 6 meses de 2024, 372 foram presas, enquanto no ano passado o nĂșmero não alcançou a marca dos 300.


Rota do TrĂĄfico


Historicamente, MS é um ponto crĂ­tico na rota de trĂĄfico de drogas no Brasil, sendo palco de frequentes apreensões e operações policiais. Em 2023, o estado liderou o ranking nacional de apreensão de drogas, com uma média de onze ocorrĂȘncias diĂĄrias, totalizando 368,93 toneladas de substâncias ilĂ­citas. Nos Ășltimos 10 anos, o Estado contabilizou mais de 55 mil ocorrĂȘncias que envolvem desde a apreensão do trĂĄfico de armas até drogas;

O grande volume de drogas apreendidas no Estado é explicado a partir de sua localização estratégica, fazendo fronteira com Paraguai e BolĂ­via, dois dos maiores produtores mundiais de drogas, a região se tornou um corredor crucial para o trĂĄfico, que escoa as substâncias para o restante do paĂ­s.

DOF


O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) do Mato Grosso do Sul é uma unidade especializada da PolĂ­cia Militar, dedicada ao combate ao crime organizado na região de fronteira. Criado em 1987, o DOF atua principalmente na repressão ao trĂĄfico de drogas, contrabando e outros crimes transfronteiriços.

Suas operações envolvem patrulhamentos intensivos e ações coordenadas com outras forças de segurança. Com uso de tecnologia avançada e inteligĂȘncia policial, o DOF tem desempenhado um papel crucial na segurança pĂșblica do estado, reduzindo significativamente a criminalidade nas ĂĄreas de fronteira.

Para realizar uma denĂșncia ao Departamento de Operações de Fronteira (DOF) do Mato Grosso do Sul, os cidadãos podem ligar para o nĂșmero de telefone disponĂ­vel 24 horas, que é o 0800-647-6300.

As denĂșncias podem ser feitas de forma anônima, garantindo a confidencialidade do denunciante. Além disso, o DOF também aceita denĂșncias pelo site oficial, onde um formulĂĄrio pode ser preenchido com detalhes sobre o crime.

Comunicar erro

ComentĂĄrios