Campo Grande promove Dia D de vacinação contra a Poliomielite neste s├íbado

Seis unidades de sa├║de estarão abertas durante todo o dia e haver├í pontos itinerantes em dois shoppings para atendimento das crianças menores de 5 anos de idade, p├║blico alvo da campanha

Por Redação em 07/06/2024 às 16:32:22

Neste s├íbado (08), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), promove o Dia D de vacinação contra a Poliomielite. Seis unidades de saúde estarão abertas durante todo o dia e haver├í pontos itinerantes em dois shoppings para atendimento das crianças menores de 5 anos de idade, público alvo da campanha.

A secret├íria municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, destaca a importância da população aproveitar o Dia D, onde diversas unidades e pontos itinerantes estarão abertos para atender a população. "Este é um momento crucial para todos colocarem suas vacinas em dia. A vacinação é a melhor ferramenta de proteção que temos, tanto individual quanto coletivamente. Todas as vacinas do calend├írio estarão disponíveis, incluindo as contra a gripe e a Covid-19. É fundamental que todos aproveitem esta oportunidade para garantir sua proteção e a de seus familiares", diz.

A vacinação acontecer├í nas USFs Noroeste, Silvia Regina, Moreninha, Parque do Sol, 26 de Agosto e Vila Cox, das 7h às 17h, além dos Shoppings Norte Sul, das 10h às 18h e Bosque dos Ip├¬s, das 10h às 17h. No domingo (09), a vacinação segue em dois pontos: Shopping Norte Sul, das 10h às 18h e Bosque dos Ip├¬s, das 10h às 17h.

Em Campo Grande, o público estimado da campanha é de 62.682 crianças de 1 a menor de 5 anos As crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema prim├írio (tr├¬s doses da vacina inativada poliomielite — VIP), e as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que j├í tenham recebido o esquema prim├írio com VIP.

Doença

A Poliomielite, popularmente conhecida como "paralisia infantil", é uma doença viral, que pode provocar a paralisia muscular, especialmente nos membros inferiores. No Brasil, o último caso de poliomielite ocorreu em 1989. Em 1994 o País recebeu a certificação de ├írea livre de circulação do poliovírus selvagem, porém em 2023, devido principalmente a queda nas coberturas vacinais, o Brasil foi classificado como país de alto risco para reintrodução do poliovírus.

Sintomas

Febre, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, diarreia, vômitos e rigidez na nuca são os sintomas mais comuns da infecção pela poliomielite. Não existe tratamento contra a doença, o que os médicos fazem, em caso de internação, é tratar os sintomas de acordo com o que apresenta o paciente.

Comunicar erro

Comentários

Cintia Sales